quarta-feira, março 19, 2008

O maior de todos

No dia do pai, e numa altura em que eu próprio andava a precisar de ver novamente as maravilhas que a humildade, a entrega, o amor total ao próximo podem fazer, eis que surge na televisão, quase a pedido, uma mini série sobre a vida de São Francisco de Assis e de Santa Clara.

Já por outras ocasiões, manifestei aqui no meu cantinho de reflexões, o fascínio que vejo no estilo de vida que Francisco assumiu...
A humildade, o descermos ao nível do mais simples, e ver a beleza do mundo com os olhos de uma alma desprovida de grandes aspirações, ambições e viver para as pequenas coisas capazes de mudar o mundo.

E por isso considero que este pequeno e humilde, o mais humilde de todos, se tornou no maior santo de todos, quando deixou todas as certezas da vida para se entregar a uma causa maior, abraçando-a com a maior das simplicidades, e "reconstruiu" a igreja, fazendo-lhe ver que o amor não precisa de ser ostentado, mas vivido de forma pobre, sincera, grande.
E venham novos pecados, novas regras ou proibições, às quais ninguém vai ligar porque não são transmitidas da maneira correcta, optando-se pela sua imposição e por isso são rejeitadas. Se as pessoas se apercebessem, tal como a mensagem que Francisco fez ao relembrar a uma igreja podre, envelhecida, comodista no conforto da riqueza, que é na entrega simples que está o maior amor, talvez hoje o mundo estivesse bem melhor.

Senhor, faz de mim um instrumento da Tua Paz.
Onde houver ódio, que eu leve o Amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a União.
Onde houver dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a Luz.
Senhor, faz que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar do que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se ressuscita para a vida eterna!

São Francisco de Assis

Sem comentários: