quinta-feira, março 27, 2008

A motoreta

E não é que de vez em quando se encontra cada um!
Estava eu em mais uma urgência, dessas que são um perfeito caos, em que já bastam os doentes que acorrem por sua livre e espontânea vontade e depois se vêm a juntar os que são enviados dos vários centros de saúde e hospitais menores dos arredores. A determinada altura atendo um doente que tinha sido enviado do Hospital de Tondela. E para provar como a colheita de uma boa história clínica é fundamental para uma boa orientação terapêutica e diagnostica, eis que chega este doente com uma suspeita de enfarte agudo do miocárdio. Ora agudo é praticamente sinónimo de instalação súbita de sinais e sintomas, mas o que este doente referia eram queixas de meses, sem qualquer agravamento nas últimas horas, sequer nos últimos dias. Mas não fosse o diabo tecê-las, lá deitei uma mirada a este caso como a tantos outros em que as queixas podem passar despercebidas.
Ao fim de colher a história, orientar uma terapêutica para o que me parecia ser mais uma dispepsia do que propriamente um enfarte e pedir umas análises para excluir mesmo este tipo de patologia, lá ficou o doente à espera da acção terapêutica instituída bem como do resultado analítico pedido.

Nem uma hora tinha passado, e vendo melhorias das queixas de meses, lá vem o doente dirigir-se a mim, muito atrapalhado a pedir-me para lhe dar alta, não tanto porque as queixas que eram agora menores terem passado, mas porque, tinha deixado a sua motoreta parqueada à porta do Hospital de Tondela, e com o aproximar da noite, estava com receio que algum malandro passasse e lhe levasse o veículo que tanto estimava!
Nem sei que expressão fiz, mas devo ter deixado transparecer que me iria rir a qualquer momento, não pela situação que me sensibilizou bastante e de imediato tentei orientar o doente, mas pela imagem de quase banda desenhada cómica que mentalizei em ver o doente montado numa pequena motoreta a cair de velha, que tantos anos aguentou a carga deste senhor que parecia um autêntico pickwick!

Da próxima traga a motoreta que também se lhe dá um jeito!

Sem comentários: