quinta-feira, março 06, 2008

Primeira vez

A primeira vez tem sempre um gosto especial, que nunca se esquece. O nervoso inicial, o receio em não se fazer bem, mas...

Foi a primeira vez que fiz uma biópsia hepática. De entre as técnicas usadas como recurso comum na Medicina, só me falta mesmo uma biopsia pleural, para completar o rol de manobras técnicas.
Tudo foi possível, graças ao excelente tutor que a sorte, que continuamente tenho, e o senhor Director me presentearam. Sou o seu primeiro interno, e tudo é novo para todos. Tudo o que seria para ele fazer, deixa-me a mim enriquecer curricularmente, tudo o que a ele lhe daria imenso prazer fazer na medicina, deixa-me a mim desfrutá-lo! Tenho andado muito satisfeito com a sorte que me calhou, entre as novas aventuras num novo hospital.

No entanto nem tudo são rosas... O elevado nível de conhecimento do meu tutor, faz-me continuamente sentir um perfeito ignorante, o que me tem obrigado a um contínuo e incansável estudo, sobre assuntos que pensava ter assimilado e que agora leio na perspectiva de um dia os vir a dominar, na abordagem global que a Medicina Interna é.
Mas como ele sempre me diz, daqui a 5 anos é natural que eu venha a saber mais do que ele, palavras de conforto que não expressam realidade, mas é no meio destes incentivos que quero crescer enquanto profissional e médico.

E serão 5 anos de trabalho conjunto...

Sem comentários: