sábado, março 15, 2008

Enxertar

Hoje de manhã fui com o meu pai enxertar umas árvores. Essa arte de unir partes vegetais de duas plantas distintas, sem respeito por qualquer histocompatibilidade HLA ou ABO... Fez-me pensar como seria ideal esta universalidade do mundo vegetal, em que é mesmo possível enxertar um espécie frutícola numa árvore de outra espécie, no mundo animal, nomeadamente no que respeita à transplantação de órgãos.
Mas de utopias está o mundo cheio, como aquela que enquanto criança pensava vir a executar! O primeiro transplante cerebral... Talvez estivesse a pensar em mim próprio, que com estas ideias aparvalhadas bem que precisava de um mesmo, um mais presente da realidade!

Mas mais uma vez, senti neste acto, que de ciência tem muito, mas que o comum agricultor, neste caso silvicultor desconhece, pela simplicidade que representa a sua execução, uma aproximação ao campo, ao seu ar, à sua vida pacífica, à sua simplicidade de vida que tanto me atrai e fascina.
E de forma muito romântica vi o encanto simbólico que é o fundir de duas partes estéreis de dois seres, surgindo de forma magnífica, por esta união, um fruto cheio de vida e beleza única, como resultado mágico de leis universais que ainda pouco compreendemos.

Enxertar, vem do latim insertare que significa inserir, introduzir, e consiste em unir partes de vegetais oriundas de plantas distintas, resultando em uma só planta.

Sem comentários: