quinta-feira, julho 27, 2006

Culpa própria

Antes de partir para férias, já só faltavam os meus "bitaques" sobre o conflito no médio oriente. Não quero julgar nenhuma das partes, dizer quem, na minha opinião, tem razão ou quem a não tem. Só quero expôr na generalidade o meu ponto de vista em relação a ideias pré-concebidas e aos conflitos que existem entre povos.

Vemos frequentemente, acusações de anti-semitismo, anti-islamismo e anti-americanismo... Inúmeros antis que só têm um significado. É culpa própria destes povos, que alimentam um ódio, estabelecido sabe-se lá quando, com intenções de domínio e ostracização uns sobre os outros. Vêem na guerra o seu Deus, entrando em antítese com os ideais que dizem defender, quase sempre, de comunhão com o próximo e de solidariedade.
Na minha forma de ver o mundo, não compreendo como se pode alimentar um ódio contra outra pessoa só por ser de uma raça, credo ou ideologia diferente. Há espaço para todos nesta bola azul, para o diálogo e discussão de ideias e ideais, para o acordo e amor entre as nações. Porque o poder e "paz" que vem pelo o uso da força é efémero e está de início condenado ao fracasso.

"O amor é a força mais abstracta, e também a mais potente, que há no Mundo."
Mahatma Gandhi

1 comentário:

Shara disse...

Boas férias colega. Beijinhuz.