quarta-feira, julho 19, 2006

Pouco Valor

A poucos dias de acabar o curso, reparo que há lutas que nunca serão vencidas. Num dos Bancos de Urgência que tive nessa grande escola médica que é o Hospital de São José, acompanhei uma doente, que me impressionou bastante. E eu que nem sou muito impressionável, porque apesar de uma curta experiência de vida e muito menos de experiência médica, já vi um pouco de tudo.

Neste caso, o desleixo, descuido, o pouco valor que esta senhora deu à sua própria saúde, levou-a a uma situação extrema, em que a solução mais evidente seria, a amputação de todo o membro inferior esquerdo. Tudo isto, porque o estado em que se encontrava de putrefacção e isquémia, de tal modo que o membro se encontrava já colonizado por vermes com cerca de 2cm de maior eixo.

Agora a questão que se põe é… De que valem os esforços para resolver e "remediar" situações, quando o verdadeiro e correcto tratamento está na prevenção, e numa atitude activa do próprio doente para com a sua saúde. Falta neste país e em muitos outros, mesmo os ditos civilizados, uma verdadeira educação para a saúde, de forma a evitar situações como a descrita anteriormente, ou muito piores. Por isso, informe-se, aconselhe-se, vá regularmente ao seu médico assistente, porque…

Mais vale prevenir, que remediar.

Sem comentários: