domingo, agosto 26, 2007

Necrófagos

Estamos num país civilizado? Será realmente assim?
Hoje deparei-me com uma das formas de vida mais miseráveis. Não que desconhecesse a realidade por completo, mas porque nunca me tinha visto confrontado em presença física com a esta forma de sobrevivência humana, tão perto de mim. Como é possível haver seres humanos, que recorrem a uma quase necrofilia para se alimentar, aproveitando restos de comida de centros comerciais para ter uma pequena refeição.
Houve-se falar nos meios de comunicação social, há mesmo quem dedique algum do seu tempo diário, para ajudar no conforto a sem abrigo, a distribuir uma refeição quente, que nos dias mais frios aconchega e traz esperança, mas presenciar tudo isto, deu-me uma tristeza profunda, vontade de chorar, deixar de comer e ofertar o pouco que tinha para alguém que certamente merecia mais, muito mais que os restos de uma sociedade de consumismo, em que o crescente número de riqueza gerada se acumula em tão poucos e onde cada vez mais, são aqueles que nada têm nas suas mesas para alimentar crianças, adolescentes e eles próprios, enganando a fome com histórias de promessas de melhores dias, de melhores condições.
Onde pára a justiça humana, onde está a solidariedade que tantos gritam, mas que poucos aplicam. Onde está a vontade de mudar esta condição miserável de existência humana. Vamos para lá da Terra, fazemos gigantescos monumentos de ornamentação, festas para comemorar sabe-se lá o quê, tornámo-nos demasiado ambiciosos, e esquecemos aquilo que no fundo nos torna humanos, a entrega ao próximo.
"A ambição cerra o coração."
provérbio popular

Sem comentários: