quinta-feira, agosto 30, 2007

Big Brother

Nos dias que correm, estamos cada vez mais próximos da visão de George Orwell, de um Big Brother que tudo vê, que tudo controla, de uma IngSoc que manipula toda a actividade de uma sociedade. Não estamos no ano de 1984, mas quase parece com o controlo feito por bufos e espiões de trazer por casa, que o senhor Presidente do Conselho de Ministro alimenta, inspira e incentiva.
E por ser contra tudo isto, contra toda esta atitude "pidesca" completamente retrógrada, desactualizada e nada democrática, não pude deixar de encontrar imensa piada a uma brincadeira inocente, mas tão cheia de verdade que o meu chefe fez nos computadores do Bloco Operatório. Em jeito de retracto que figure em toda a instituição pública, colocou a imagem do senhor engenheiro (ou não... ninguém sabe afinal se é ou não), com um capacete da construção civil como fundo de ecrã. Mas como esta imagem podia escandalizar alguém e também ali se encontrar um desses muitos bufos que pelo país estão espalhados, decidiu colocar uma outra, que num refinado esforço mental, se descobriria que se tratava de Sócrates, esse filósofo grego, a quem as Universidades atribuem o nome de programas de intercâmbio. Foi o riso total, só de pensar na forma engenhosa de fazer figurar tal nome personificado como retracto de tão ilustre pessoa.
Pensam que fico preocupado, com o que escrevi? Que virá um espião bloquear o meu blog. Não. Se bloquearam o acesso a blogs e afins nos computadores das instituições públicas, nomeadamente hospitais, fico esperançado que também o tenham feito a computadores de ministros, acessores e restante comitiva política, e desta maneira pela igualdade de direitos, passe despercebido. Que virá a seguir? Cortar todo e qualquer acesso com o Mundo?

"Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força."
in Nineteen Eighty-Four, George Orwell

Sem comentários: