segunda-feira, maio 08, 2006

Pseudorismo

Em tempos tive um amigo, mais um conhecido, que tinha uma forma peculiar de avaliar as pessoas e as suas ideias. Não sei se era por ignorância própria (para escamutear a falta de conhecimentos ou de cultura) ou por tique linguístico, mas gostava frequentemente de aplicar o prefixo pseudo a substantivos, como inteligência, intelectual, cultura, sociedade, etc, transformando o normal e vulgar em pseudointeligência, pseudointelectual, pseudocultural, pseudosocial, etc. Aplicava com tal frequência que chegava a ser ridículo o seu discurso. Acho que o que ele queria dizer, era que uma pessoa era ou tinha ideias inteligentes, era ou tinha cultura, era intelectual, mas não o suficiente para os padrões que ele estabelecera. Se não significa nada disto, desculpa, mas não te compreendi bem, meu pseudoamigo.

Mas aqui fica o meu tributo a essa nova corrente de "pseudofilosofia", o Pseudorismo na qual eu próprio me enquadro um pouco, com os devaneios que aqui vou colocando.
Um abraço a todos os pseudopensadores.

"O homem é visivelmente feito para pensar."
Blaise Pascal

Sem comentários: