domingo, maio 14, 2006

E se falhar...

Faltam pouco mais de 2 meses para terminar mais uma das muitas fases da vida. Estou a concluir a obtenção de uma licença que me vai permitir começar a aprender sobre a saúde e a doença, sobre a vida e a morte.
Mas nunca me senti tão inseguro na minha vida. As pessoas que mais de perto convivem com a "imagem de mim", depositam grandes esperanças, votos, incentivos naquilo que anseiam que me venha a tornar. E o que eu consigo sentir é medo, de falhar, de desapontar, de "matar", de não conseguir estar à altura das expectativas, o que me tem trazido grande angústia, porque sinto a enorme responsabilidade sobre mim.

Mas, quem sou eu?
Quando tento ver para lá do olhar de uma pessoa, estou a tentar vislumbrar uma centelha, um brilhar, um vazio, algo que me diga mais sobre essa pessoa, sobre a sua alma. Mas quando me olho ao espelho, não consigo ver nada... Não sei dizer se sou boa ou má pessoa, se sou digno da confiança que é necessária para que alguém em sofrimento se entregue sem reservas nos meus braços para receber tratamento, conforto e em última instância o silêncio da audição.
A insegurança, a dúvida (em doses saudáveis) só nos faz crescer interiormente, ajuda ao auto-conhecimento, à auto-crítica, estabelecendo um limite à nossa ambição desmesurada e orgulho impedindo a "perpetuação do erro". E quando se falha, há a necessidade de rever passo a passo onde se falhou, para continuar a aprender e a crescer. E talvez, no último suspiro consiga dizer que estou completo, já não tenho medo de nada.

Se não te conheceres não saberás qual o teu limite

1 comentário:

Shara disse...

Como eu te entendo...