terça-feira, maio 16, 2006

Altruísmo

Como diz o ditado: "Há dias de manhã, que nós à tarde não devíamos saír à noite." É assim que me sinto hoje. No meio da minha personalidade bipolar, hoje é daqueles dias em que me sinto profundamente em baixo, com conflitos interiores que me fazem sentir como um touro ao qual espetaram as mais duras bandarilhas. Gosto bem mais das fases maníacas, onde a vida parece uma vaca "sagrada" tatuada com as mais coloridas cores. [Por falar nisso, pareceu-me ver vacas com várias indumentárias, a desfilar em manada pelas ruas e praças de Lisboa! É a tão afamada e desejada cow parade. Mas porquê vacas? Um dia virá a sheep parade?]

Mas é fácil andar deprimido... Apercebemo-nos que numa sociedade "ocidentalizada", em que supostamente o bem estar próprio implicava o bem estar do outro, as pessoas viram as costas, olham para o seu umbigo e actuam como se não houvesse mais ninguém. Deixa-se de partilhar, de pensar no outro, tornamo-nos egoístas. Gostamos de nos enganar a nós próprios, de acreditar que podemos mudar, sublimando o nosso desejo de concretização pessoal, em detrimento do bem público ou do outro, mas o que é verdade é que mesmo os que tentaram com ideias tão radicais como as de Hengel e Marx, também esses falharam na enorme utopia do "partilhado", que no seu laicismo englobaram a base da filosofia judaico-cristã. Somos a velha cigarra que nunca mais aprende com a sensata formiga.
Por isso acredito nos actos, no que foi feito e no que se faz, e não na arrogância e sarcasmo do engano, da mentira e das palavras ocas, com que se "dá com uma mão e se retira imediatamente com a outra".

E se pensares que insisto vezes sem conta na mesma ideia, é porque ela constitui o pilar da minha vida, da minha internalização simbólica de valores, na qual concebo o mundo, talvez muito distante da realidade como uma psicose intrínseca muito própria e muito minha, em que acredito que é dando que se recebe. Se não atingirmos este objectivo sentimo-nos vazios, deprimidos, inúteis, cadáveres adiados, pois só faz sentido ter se puder ser partilhado. Sem não tentares e não acreditares que consegues mudar, nunca virás a saber se é possível.

"A única revolução possível é dentro de nós."
Mahatma Gandhi

Sem comentários: