sexta-feira, novembro 09, 2007

Navegadores

Que experiência fenomenal! Nunca cheguei sequer que pudesse ser possível vivenciar um tipo de experiência como esta em pleno território nacional. Exercer uma Medicina de um quase cenário de guerra, com condições mínimas, mas oferecendo tudo de corpo e alma, num país dito moderno como o nosso!
Numa actividade que visa melhorar as condições de acesso à saúde de populações carenciadas, fui com três enfermeiras, numa carrinha do programa "Saúde XXI", para o bairro dos Navegadores, prestar cuidados primários de saúde, desde saúde infantil, a planeamento familiar, passando por uma ou outra urgência que se possa resolver com o pouco que levamos. Foi engraçado ver que, onde mesmo as autoridades de segurança receiam entrar, somos recebidos em clima de festa, como um velho amigo que visita velhos conhecidos, sem em momento algum recear pela minha própria segurança.

E não podia estar mais adequado o nome deste bairro. Como verdadeiro gueto, com acesso único, onde foram colocados muitos dos realojados do concelho, pensei nestas gentes como autênticos navegadores quinhentistas, rejeitados da sociedade, condenados e loucos que partiam para a descoberta de um desconhecido mundo, à procura de uma vida melhor "além-mar" que lhes trouxesse glória, também estes novos excluídos se encontram à deriva num mar social procurando sem nunca perder a esperança por melhor vida.

E só o contacto humano, único, fez-me ansiar por voltar um outro dia, ou mesmo numa outra ocasião partir para outros países, onde este trabalho é tão preciso, onde por fim os navegadores do nosso tempo possam encontrar um "porto salvo" de abrigo com condições iguais aos demais.

Se não vai Maomé à montanha, vai a montanha a Maomé.
ditado popular

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.