sexta-feira, outubro 27, 2006

Conspiração do Silêncio

Alguma vez se confrontaram com alguém que perdeu um ente querido, ou com alguém que estava nos últimos momentos da sua vida? Quantos de nós fomos capaz de dizer algo que realmente fizesse alguma diferença?

Para ser honesto, em momentos de "luto", não mais consigo dizer que palavras de conforto que em grande medida nada dizem a quem perdeu tanto. É a nossa forma muito própria que encarar este momentos e que em muito fazem parte da Conspiração do Silêncio. Neste momentos é o silêncio que abarca toda a vida, e só conseguimos dizer banalidades, muitas vezes para desviar a atenção do que realmente se torna importante nestes momentos, o medo de enfrentar o fim da vida.
Nesta, como em outras tantas ocasiões, estamos habituados a fazer muito ruído, a ouvir muito barulho, mas sem que isso se transforme em palavras e comunicação eficaz, porque tudo isto faz parte da mesma conspiração.

O que podemos fazer? Eu costumo sempre dizer, aplicando o velho ditado... Se não consegues vencê-lo, junta-te a ele! Podemos assumir estes momentos com a humildade que é tão necessária, e dizer, que aqui como na nossa vida repleta de sentimentos e sensações, o que sabemos, é que nada sabemos, e oferecer com a nossa presença o silêncio, e mesmo assim sentirmo-nos orgulhosos por sermos derrotados pela sua tamanha força. Em verdade, o ser humano, tem por natureza o instinto de evitar o perigo, o medo, e a forma mais fácil de enfrentar o medo é não enfrentá-lo... E haverá medo maior que a morte, ou não havendo medo da morte, haverá medo maior que o do sofrimento? Mas mesmo aqui, é o silêncio que nos vai dá as respostas, de passarmos a terrível fase da negação e "gritar silenciosamente" Não tenho medo do medo. E é neste momento que que conseguimos a maior das vitórias e vencemos a morte acreditando que nem tudo acaba naquele mesmo segundo.

Obrigado Helena Aitken, que me fazes sentir tão pequeno com as tua espiritualidade e experiência de vida.
Dá uma oportunidade ao Silêncio e ouve o que ele tem para te dizer.

Sem comentários: