quinta-feira, março 01, 2007

Adiar a Vida

O que é a felicidade? Onde se encontra e como a podemos alcançar? Quando abraçamos com força um objectivo de vida, como uma carreira profissional ou um projecto social, será que nos completámos na felicidade ou estamos simplesmente a adiar a vida?

Não queria reduzir toda uma existência, a princípios animais. Mas a verdade é que o que nos torna realmente felizes é essa continuidade de nós, os frutos de gerações futuras que geramos, criamos, amamos e vemos crescer. E quanto mais estudamos, trabalhamos, entregamos a causas, ou distraímos com insignificâncias da vida que muitas vezes, erradamente julgamos importantes, mais adiamos o fim último de toda essa caminhada. O viver para os outros, para os nossos filhos, para os filhos dos outros, para os que estão para nascer, tal como os nossos pais fizeram por nós, sempre com um certo grau de entrega puramente altruísta e mesmo com elevado espírito de sacrifício.

Isto não significa que tudo o que fazemos não contribua para o bem-estar tanto próprio como colectivo. Mas a vida começa, realmente, quando abrimos os olhos da verdade e nos deixamos arrebatar pelo amor e começamos a construção de um percurso conjunto, de partilha, entrega e objectivos comuns.

O tempo não volta atrás.

Sem comentários: