terça-feira, novembro 07, 2006

Hoje em dia

Ando mesmo cansado. Hoje em dia, já nada parece como dantes. Os dias mais curtos, servem de desculpa para um esgotamento cada vez mais precoce das reservas de energia diárias, que tanto procuro para combater a falta de motivação para continuar o estudo. Sinto que estou cada vez mais vazio de sentimentos que outrora abundavam e que expontaneamente se libertavam de mim e que agora são um acaso raro no dia-a-dia exaustivo. Receio perder o norte do objectivo primordial de toda esta caminhada cheia de obstáculos, ajudar.

Lembram-se da última vez que com o vosso sorriso fizeram alguém sentir-se mais feliz, mais vivo?! Pois são esses momentos que constroem um mundo melhor, são esses pequenos gestos de puro altruísmo que nos fazem acreditar que afinal há esperança, e me fazem reflectir sobre qual o verdadeiro sentido de tanta luta... Em Setembro vi-me a "julgar" uma atitude de entrega, que me criou alguma estranheza pelo seu timing. Mas estou agora totalmente convencido que não somos nós que determinamos o momento certo para este tipo de acções, elas simplesmente surgem e cabe a cada um de nós agarrá-las como oportunidades únicas que são.
É certamente o que fazem os milhares de voluntários que no país ou estrangeiro contribuem para um só mundo melhor, e que mesmo sabendo os riscos que correm, inclusivé colocar a sua própria vida como preço a pagar pela sua dedicação, continuam a sua batalha dária. Há cerca de um mês atrás, quando alguns "voluntários" foram mortos num país africano, um deles, mesmo antes do último suspiro de vida disse de forma corajosa: "Eu perdoo-os...". Deve ser por África parecer um enorme coração que tantos de nós, querendo voltar às origens da humanidade, se sente vocacionado a partir e ajudar.

Será que um dia teria a capacidade de manifestação de tanto amor? Para desgosto próprio, com a ilusão que querer vir a ser alguém que trabalhe para os outros, vejo-me diariamente a olhar para o umbigo, numa atitude paradoxal entre o desejo e concretização. Todos os dias acordo e digo, quero mudar...

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."

(Mahatma Gandhi)

Sem comentários: