quinta-feira, agosto 17, 2006

Estudar

Nunca me imaginei estudar em pleno Agosto, se bem que nos últimos dois dias, tem estado um frio de Outubro. Nem mesmo quando no terceiro ano do curso deixei Farmacologia para Setembro, estudei durante o mês de Agosto. E deixem-me dizer-vos, que estou completamente arrasado mentalmente com esta obrigação de estudar "em férias".

Obrigação, porque em primeiro lugar tento ultrapassar o "sacrifício" de me obrigar a, nem que seja só, olhar para o Harrison, sobretudo naqueles momentos que em pleno Agosto são dedicados à sesta e em segundo, devo-o às pessoas que diariamente dizem confiar em mim, para me tornar naquilo que certamente não sou, um bom médico, numa especialidade em que virtualmente possa salvar o mundo das suas doenças.
É verdade que me fazem sentir maravilhoso e especial, com a confiança que em mim depositam, mas apesar, de em todo e qualquer momento, repetir que não tenho tais capacidades, há uma insistência redundante neste tema, talvez pelo desconhecimento ingénuo de que a Medicina actual é de uma vastidão ilimitada, e que há muito tempo que o curandeiro deixou de praticar uma "ciência exclusivamente placêbica" baseada em mitos e superstições, que tudo curava. E por muito que desejasse, e só Deus sabe o quanto, o conhecimento que hoje tenho e que no futuro terei, não será suficiente para tratar de todas as maleitas, apesar de todo o estudo a que me entregue. Haverá momentos de verdadeira angústia, que mesmo sem nunca baixar os braços em sinal de desistência, não poderei contrariar, o final de uma vida, o arrastar de uma doença crónica, a deterioração de um corpo, porque ser médico não é brincar aos deuses, e como humanos que somos temos os nossos limites, que na profissão, ou melhor, na vida que abracei e tomei como minha, enfrentamos diariamente e tentamos em cada momento ultrapassar.

Não há limite para a vontade

1 comentário:

Shara disse...

Oh como eu te entendo :(
Boa sorte e força, mta força.
Beijinhuz