terça-feira, junho 06, 2006

Euforia sazonal

Bola e mais bola... O país está a entrar numa euforia, isto no meio de uma tão má afamada e divulgada crise. Já não suporto ouvir falar de bola. E ainda não se começou a jogar.
Mas no fundo o que nós queremos é esquecer os maus bocados da vida, e por isso olhamos para a distracção como uma forma de ultrapassar essas mesmas dificuldades. Mas será relamente assim? Ora veja-se o caso particular de Portugal neste preciso momento. No meio do nosso fado de não conseguir alcançar o pleno de graça, vemos empresas nacionais a lidar com a probabilidade de ter prejuízo, se a selecão nacional trouxer a taça para casa. É um verdadeiro dilema... Por um lado fala-se bastante da "injecção de confiança" na economia de uma vitória desportiva, mas por outro temos o risco de falência de várias empresas se tal vier a acontecer, com a consequente dispensa de mão-de-obra e acentuar do fosso económico.
Pessoalmente não gosto de entrar nas ondas de euforia colectiva que sazonalmente se abatem sobre o país, preferindo fazer "prognósticos só no final do jogo". Cobardia, falta de confiança, cepticismo, o que lhe queiram chamar, mas gosto de sentir bem firme o terreno onde me movimento. E com o estado do país era essencial que os "líderes nacionais" aplicassem o mesmo critério aos seus/nossos investimentos.

"Santos da terra não fazem milagres"

Sem comentários: