quarta-feira, janeiro 10, 2007

Perda

Num dia em que celebro a vida, por ser o dia do meu aniversário, lembrei-me de regressar a um tema que por vezes tento debater no meu blog. Os cuidados paliativos. Poderão pensar que é estranho falar de morte neste dia, mas cuidados paliativos, não siginifica morte, mas sim vida nos seus últimos passos... Sem os cuidados paliativos a morte vem mais cedo que o abandonar do corpo. Mas desta vez, em vez de abordar o tema na perspectiva da pessoa que está em agonia, fá-lo-ei na visão do familiar que sofre pela perda.

Como aceitar a perda, sobretudo se antecipada, de alguém querido? Como olhar para uma pessoa moribunda de físico e dizer, "força, tudo vai correr bem"?
São respostas que ainda não tenho. E creio que será muito difícil alguém ter. O importante é não esquecer o legado da pessoa que está de partida, e encarar o futuro como uma oportunidade para o recordar.
Tenho a perfeita noção que é impossível eliminar o sofrimento emocional da perda, mas nestas ocasiões costumo dizer que "chorar é o caminho para a aceitação". E é nesta que assenta o sentimento de ciclo completo, porque apesar de custar, e muito, o ciclo de vida acaba invariavelmente com a morte, e cabe a cada um de nós, em especial aos familiares proporcionar a "passagem" da forma mais confortável possível e retirar desta uma licção de humanidade e de vida.

Quem nos é querido nunca parte,

permanece para sempre no nosso coração.

Sem comentários: