quarta-feira, novembro 09, 2022

Tu amas-te?

Curioso que na nossa vida diária vão surgindo, aquilo que parecem mensagens, que nos ajudam a clarificar os nossos pensamentos e vivências. Como se no mundo houvesse uma ligação entre todas as pessoas e as ideias fluíssem de uns para os outros, ajudando numa reflexão colectiva as nossas dúvidas, receios, anseios.


Há uns dias, perguntavas-me, qual tinha sido o melhor momento para mim no nosso fim de semana. Disse-te com naturalidade que tinha sido quando estávamos a beber o nosso licor de fim de dia, após as crianças adormecerem e em que voltei a ver paixão verdadeira no teu olhar. Acreditei de novo, que nesse momento era por mim. 

Quero tanto reencontrar-te. Dissipar todas as minhas dúvidas. Afastar de mim qualquer sentimento de desconfiança. Mas assola-me e desgasta-me este sentimento de incerteza dos verdadeiros sentimentos que possas ter por mim.

Perguntei-te de seguida se me amavas. Respondeste imediatamente que sim, "amo-te". 

Perguntei-te a seguir se te amavas? Hesitaste. Que tentavas fazê-lo, que seria mais fácil amar-me. 

Disse-te nesse momento que então não me amavas verdadeiramente. Porque para me amares, com a força do amor que sinto por ti, terias que te amar com esse mesmo amor. Tu, que és a força e poder desse amor.

Respondeste que afinal me amavas mais do que imaginavas e que eu te ensinava a amares-te.


E é aqui que entra essa corrente fluídas de pensamentos. Eis que uma figura pública, e que faz dessa condição um instrumento para evangelizar (à sua maneira), veio completar esta ideia de amor próprio que aumenta o nosso amor pelo próximo. Só é possível amar se nos amarmos a nós primeiro.


«Estou enamorado de alguém que lhe sou o suficiente, que me abraça e que me eleva a autoestima, que reconhece o meu valor e me diz que não necessito de ninguém mais para ser feliz, porque nos temos um ao outro. Esse alguém ensinou-me a perdoar e a perdoar-me.
Apaixonei-me, mas desta vez é diferente, porque me fez entender que mereço o melhor do melhor e não menos. Que um amor com dúvidas e inseguranças não é amor. Apaixonei-me por alguém que crê em mim, sem que se importe pelas vezes que eu tropece, porque sabe que depois das quedas com mais força me levanto. Enamorei-me de alguém que me dá paz e segurança. Que é capaz de dar tudo por mim, que me ama sempre e não aos poucos.
Esse alguém envolve-me com os seus braços e entende que, apesar dos meus dias escuros e do caos que levo dentro, essa pessoa não sai a correr, mas fica e acompanha-me nos momentos de solidão. Esse alguém, quando me vê, os seus olhos brilham e refletem o quanto se sente feliz em me ter. Desde que nos descobrimos, não passamos um momento sem que não estejamos juntos e acompanha-me aos meus lugares favoritos e desfrutamos da companhia um do outro. Sim, estou deveras apaixonado! E ainda até há pouco tempo isto parecia impossível.
Hoje, eu amo essa pessoa, mas amo de verdade. Tornou-se a minha pessoa favorita. Voltei a apaixonar-me… mas desta vez por MIM! E hoje sei que sou o amor da minha vida. Não deixes nunca de ser o amor da tua vida nem de te apaixonares todos os dias por ti, só assim poderás estar de coração feliz e recetivo para amar os demais. Ama-te para amares.
»
Pe Ricardo Esteves


Ama-te para amares



Sem comentários: