segunda-feira, outubro 29, 2007

Sinto falta

Sinto falta de alguma coisa, nada de material, físico, mas de algo que não tenho bem a noção do que se trata, que me alimente o espírito, que me aqueça a alma.
O facto de o meu irmão ter voltado a partir, afastar-se novamente, talvez ajude, mas sinceramente não sei se é dele que hoje sinto falta ou se de alguém com quem partilhar a minha vida. É um vazio que me mói por dentro, que me desgasta e que me faz pensar sobre o significado da minha existência sem alguém que me complete, com quem podia contar para estar ali nos momentos em que mais sinto falta de amor, de afecto.
Tem sido tão difícil ultrapassar-te, após tanto tempo de vivência a dois. Se ao menos compreendesse as razões pelo que tudo correu mal, talvez pudesse mudar. Não te pediria que o fizesses, mas só para te ter comigo, mudaria, poria mesmo em causa aquilo em que mais acreditava, abdicaria de tudo, só para te ter a meu lado. Mas sei que tudo isto é uma utopia, que não vai acontecer.

Hoje, sinto falta de ti...

quarta-feira, outubro 24, 2007

E os doentes?

Ando cansado da vida na Saúde Pública. Onde param os doentes? Onde está a razão principal pela qual optei por esta vida? Preciso de tudo isto, ainda movido pelo mesmo sentimento original, da escolha da medicina. Todos os dias são para mim uma contagem decrescente até ao dia em que voltarei a ser verdadeiramente útil, prestável, sentir novamente o prazer de poder ajudar.
Só não sei como é que os meus colegas, os técnicos de saúde e os administrativos aguentam, tendo em conta a fraca liderança deste serviço, por alguém que quer a todo o custo fazer-se respeitar, sem fazer o mínimo esforço de se dar ao respeito. Toda a sua falta de educação, arrogância, inércia e incompetência, vão deixando marcas nas relações interpessoais, que em determinado momento causarão uma ruptura completa. Só espero que na altura, as boas pessoas do serviço possam ultrapassar esses tempos difíceis que mais tarde ou mais cedo virão, na perspectiva que todo este tempo não foi mais que um pesadelo que teimava em não desaparecer.

Medicina sem doentes, não obrigado.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Novo regresso

Voltaste meu irmão. E que saudades já tinha eu de ti, das nossas conversas, do nosso partilhar de dia-a-dia, da continuidade que representas para mim.

Mas voltaste com a cabeça em Munique... Eu compreendo-te e apoio-te, mas não sem sentir alguma "revolta" e egoísmo interior por te querer perto de mim, mesmo que infeliz, em vez da felicidade que alcançaste lá fora. Nunca serei capaz de com todo o meu amor fazer esquecer o que alcançaste, com luta própria e que por isso mesmo dás maior valor.
Sim, é este sentimento que me domina, um egoísmo centrado em mim, no meu bem-estar, descurando os teus sentimentos e necessidades. Mas o que sinto, é porque te adoro, mais do que a mim mesmo, como se precisasse mais de ti do que eu próprio preciso de mim.
Mas durante uma semana serás português, e aproveitaremos todos os momentos para esquecer a saudade.

Ficarei para sempre à espera do dia em que não terás que partir mais!

domingo, outubro 14, 2007

Que Políticas

Foi eleito um novo líder para o partido que actualmente se encontra na oposição. Oposição hoje, governo amanhã. Tem sido assim desde há uns trinta e poucos anos, como um brincar às cadeirinhas constante. E será que alguma coisa vai mudar mesmo? Penso que não. Assistiremos a mais do mesmo, luta de galos, acusações mútuas para mais tarde num silêncio incómodo, se acomodarem nos tachos aquando no governo.
E o que mais incomoda é que vilões de outros tempos se transformam em autênticos heróis de salvação nacional e heróis de outrora facilmente são esquecidos na sombra do passar dos tempos. Desde o 25 de Abril de 1974 que são sempre os mesmos a ocupar, numa rotatividade pouco saudável, lugares de responsabilidade civil, que mais do que políticos, precisavam de verdadeiros gestores e conhecedores das matérias fundamentais de sustentabilidade do nosso país, que só pela decisão acertada de não optarem por uma filiação partidária são ignorados por completo.

Fico com esperança que a política mude, uma vez que os políticos são os mesmos.

sexta-feira, outubro 12, 2007

Flirt

Parece que nos últimos tempos iniciei uma nova fase da minha vida, mais holiwoodesca, em que o conhecer de novas pessoas passou a ser quase um estilo de vida, num rodopiar de flirt’s, sem grande preocupação com um futuro incerto. E por isso deixei-me envolver por um convite de uma prima para conhecer uma pessoa que na sua opinião seria "ideal para mim, fazia o meu género".
E que género será esse, neste momento em que me sinto um perfeito parvalhão, num brincar de sentimentos, que me têm trazido grande angústia, mesmo que de forma dissimulada, por saber que não sou assim. Não me reconheço nesta condição, superficial, sem grandes ligações afectivas, sem me envolver em pleno numa relação. Ainda mais quando algumas destas experiências parecem tiradas de uma novela de adolescentes...
E numa ligeireza levada ao extremo, torna-se fácil confundir e ser confundido num confuso jogo em que mesmo só as palavras podem magoar como verdadeiras armas, deixando-nos encantar e mesmo seduzir por banalidades, num estado ébrio onde a realidade quase sempre parece adulterada.

Para não a magoar, não faz o meu género.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Confiança traída

Há momentos na vida em que sentíamos a necessidade de voltar atrás e refazer tudo de forma diferente. É como me sinto no dia de hoje. Sinto que traí a confiança de um grande amigo...
Na minha incessante vontade de querer ajudar, acabei por precipitar situações que acabaram por ficar sem controlo e que podem ter deitado a perder definitivamente uma óptima solução! Sinto que falei demais, que prestei maus conselhos, que brinquei ao interpretar de forma errada sentimentos de terceiras pessoas e que me refugiei na confortável posição de outsider, levando a um desencadear de eventos, que trouxeram grande sofrimento. Por tudo isso, te peço...
Desculpa

sábado, outubro 06, 2007

Há quanto tempo...

Há quanto tempo não estávamos todos juntos! Esse núcleo duro que virá certamente um dia a ser a nata da Medicina mundial e quem sabe portuguesa!
Deixámo-nos de desculpas... de trabalho, de comodismo, de qualquer espécie de complexo, para decidir em cima da hora um dia de convívio no território neutro de Aveiro, para que não ficasse o travo amargo de favorecimento pessoal em detrimento do colectivo, sob o lema "Há quanto tempo não te via!". E como foi bom o reencontro, com um almoço como desculpa para recordar velhas histórias e relatar novas aventuras.
Soube a pouco o dia passado, mas deu para perceber algumas mudanças, no pouco tempo que passou.

Tu, Mr M, adquiriste nova postura na saudável ausência do grupo, de liderança dessa tua forte personalidade que até então se encontrava escondida pelo descarregar de tomada de decisões no "chefe". Mr E, foi agradável rever aquele que se transformou no melhor amigo de curso e a seguir ao meu irmão, o melhor na vida... Manténs as inseguranças, na certeza que um dia serás o maior de todos nós, pela enorme capacidade de juízo clínico bem como pelas capacidades humanas. Mr Z, muito caminho a percorrer ainda, mais aberto a novos horizontes, com a necessidade que falta de negares velhos costumes enraizados numa cultura médica decadente e passada.

E no final desta leitura de horóscopo, restava-me apenas desejar novos encontros aproveitando oportunidades de conhecer o "lugar" de cada um de nós, e se possível com crescimento populacional, tal reunião de família periódica que ao longo dos anos se avoluma!
Um abraço aos meus amigos não de sempre, mas que ficarão para sempre!

sexta-feira, outubro 05, 2007

Morning

De luto... Um luto de 93 anos, por uma revolução que trouxe mais miséria a Portugal. Pensando bem, que ganhou Portugal com a República? Nada. Só corrupção, instabilidade, não só política mas também económica, social e de valores.
Por tudo isto, este dia é para mim um dia de luto, em que recordo a morte de Portugal, esse que era maior do que as suas fronteiras, do que as suas gentes. E como um mal nunca vem só, no lugar deste surgiu uma espécie de país decadente, cheio de vícios e podridão.

É altura de voltar a acreditar.

segunda-feira, outubro 01, 2007

Para breve os posts de Outubro e um há muito esperado lifting ao blog!

"Let me entertain you"
music by Robbie Williams