domingo, junho 03, 2007

Histórias Infantis

Pensava que as histórias infantis de hoje em dia, não tinham qualquer base educativa e apelavam só ao espectacular, à cor, à violência... Mas como me enganei. Ao ouvir o "Winnie the Poh", fico maravilhado com a mensagem.

Parece um tanto ou pouco tonto e estúpido todo o porquê deste post, mas de facto, ainda há desenhos animados que invocam não só o recreio, mas igualmente a educação e focam os valores sociais e humanos que devemos realçar na crianças para termos uma sociedade futura de "qualidade". Não vou entrar pela questão da "juventude rasca" ou expressões equivalentes, até porque as pessoas mudam, sobretudo quando atingem a vida adulta. Foi assim com os nossos avós, pais, nós e será com os nossos filhos. Mas é com uma boa base educacional que essas mudanças se fazem de forma mais serena (ia dizer tranquilidade, mas lembrei-me do Paulo Bento), evitando conflitos interiores, criando maior harmonia pessoal e colectiva.
O que lamento realmente é que este tipo de expressão infantil seja cada vez mais rara e considerada com falta de interesse por parte de alguns pais, mas com o rejuvenescimento do Noddy, Bob o Construtor e Winnie the Pooh, entre outros, levanta-se um véu de esperança, no sombrio futuro que todos nós ajudámos a implementar, com o desenvolvimento e estado de vida adquirido, e que agora se torna urgente melhorar, para não dizer mesmo salvar.
"- Pooh, tenho uma coisa para te contar.
- É alguma coisa boa?
- Eu acho que não.
- Então pode esperar...
- Pode? Por quanto tempo?
- Para toda a vida!"
Winnie the Pooh e Christopher Robin

Sem comentários: