sábado, julho 28, 2007

Humani Corporis

Custou mas foi. E mais uma vez, teve que ser o impulso da necessidade para fazer o que sempre quis. Aproveitei a companhia de um amigo que veio a Lisboa de propósito, para ir visitar a exposição de anatomia "O Corpo Humano como nunca o viu".
Bem a parte de "...como nunca o viu..." não é propriamente verdade, nem que fosse só pelo suplício passado nos dois primeiros anos de curso. Mas na generalidade a exposição estava bem concebida, tornando aprazível e mesmo de forma muito artística a mostra de peças de dissecção que noutras circunstâncias poderiam induzir o repúdio, de pessoas mais sensíveis, quase representação em três dimensões dos esboços do grande pintor daVinci e do seu contemporâneo Vesalius criadores das primeiras impressões da magnificência do corpo humano, e que até aos dias de hoje são consideradas jóias da expressão plástica e verdadeiros tesouros anatómicos.
E o mais engraçado é que percebi que após tantos de anos de saudável esquecimento ainda me lembro da anatomia humana, com pormenores que inconscientemente recalcava. Só de lamentar a escassez de peças, e a pouca informação que as acompanhava.

Somos sem dúvida uma máquina bem construída.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiable post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.